A Conferência Fronteira – Turismo Acessível e Inclusivo realizou-se na Guarda, Portugal, com o objectivo de debater o turismo acessível e conhecer melhor as suas necessidades e dificuldades.
O programa centrou-se em quatro conceitos-chave para a transformação do turismo: emprego, formação, inovação e produtos de apoio. Com a intervenção de entidades do turismo português, foi analisada a realidade do turismo em Portugal e mostrados os resultados de algumas investigações neste domínio:
- 10:30h Recepção dos participantes e welcome coffee.
- 11:00h Início da conferência
- 11:20h “Mercado de trabalho no turismo”, por Carlos Costa, Universidade de Aveiro
- 12:00h Debate temático “Inovação na produção, distribuição e marketing no Turismo”, moderado por Maria José Silva, fundadora da RAVT e da ZENTravel.
- 13:00h Exposição sobre Inovação e Sustentabilidade no Turismo
- 14:30h “Turismo Acessível e Inclusivo”, por Nuno Leal, Accessible Portugal
- 15:15h Debate temático: “Acessibilidade e inclusão no turismo”, por empresas do sector. Moderado por Eugénia Devilla, Instituto Politécnico de Coimbra.
- 16:30h Coffee networking Rede Fronteira
O parceiro teve a oportunidade de expor num stand diferentes produtos de apoio específicos para o turismo acessível, tais como cadeiras de rodas para esquiar, nadar no mar, percursos pedestres… Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão as diferentes funcionalidades destes produtos e de os experimentar na primeira pessoa.
O projecto Fronteira faz parte do programa de Cooperação Territorial Europeia (Interreg).