Território:
Calle de Treviño, 74, 47008 Valladolid (España)
Competências e experiências relevantes:
A ASPAYM Castilla y León nasceu há mais de 25 anos, com o único objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. No início, a entidade focava o atendimento de pessoas com lesão medular na comunidade, no entanto, durante seus anos de atividade, a ASPAYM Castilla y León evoluiu de acordo com a sociedade, dando atenção a todos os tipos de deficiências físicas (lesão medula espinhal, derrame, ataxia etc.). Depois de se posicionar na comunidade como uma entidade de referência no campo da deficiência, abre todos os seus serviços para a sociedade em geral, gerando uma metodologia de trabalho inclusiva, onde todos têm um lugar.
Atualmente, possui mais de 2.000 membros em toda a comunidade e mais de 300 trabalhadores espalhados por suas delegações (Valladolid, Leão, Ávila, Burgos e Palencia, El Bierzo, Paredes de Nava, Sahagún, Matapozuelos, Villadiego e Camponaraya). A ASPAYM Castilla y León trabalha com novos projetos para permitir a inclusão social e trabalhista de pessoas com deficiência, aproximá-las do mundo real e levá-las a realizar qualquer tipo de atividade sem limitações.
A organização nasceu em 1992 em Valladolid, com uma vocação autônoma para responder às preocupações dos pacientes do Hospital Nacional de Paraplégicos, que, sendo de Castilla e Leão, não possuíam um serviço que pudesse atender e atender às suas necessidades. A criação da entidade está intimamente ligada à Federação Nacional ASPAYM, nascida em 1979 sob os auspícios do Hospital Nacional de Paraplégicos de Toledo, está localizada em 12 comunidades autônomas e é composta por mais de 7.000 membros e mais de 30.000 representados.