O projeto FRONTEIRA 2020, enquadrado no Programa de Cooperação Interreg VA Espanha – Portugal (POCTEP), é uma iniciativa transfronteiriça desenvolvida em conjunto com entidades de Castela e Leão e Centro de Portugal, com o objetivo de melhorar a competitividade das pequenas empresas. médias e médias empresas do ponto de vista inclusivo.
O baixo espírito empreendedor e as dificuldades de acesso ao financiamento nas áreas rurais transfronteiriças, o que dificulta a criação de novas empresas e limita o crescimento e o desenvolvimento das existentes, nos motiva a definir uma solução voltada ao combate ao desemprego, promovendo competitividade, reforçando a inovação nas empresas, para revitalizar a economia da região.
Além disso, trabalhando com as três áreas prioritárias de fontes de emprego: serviços de proximidade, turismo acessível e o setor agroalimentar, trabalham de um ponto de vista inclusivo, que promove o emprego de pessoas em risco de exclusão e fornece soluções para o atendimento de pessoas dependentes em territórios transfronteiriços.
Os objetivos do projeto são:
- Desenvolver ferramentas metodológicas para intervenção e avaliação de impacto, de natureza abrangente e territorial, aplicáveis na área de cooperação, e garantir sua transferência.
- Melhorar a gestão do conhecimento e sua transferência para outros territórios fronteiriços, necessárias para gerar condições adequadas para o desenvolvimento de novos serviços para a população e novas atividades de emprego em territórios excluídos.
- Realizar novas atividades na área de novas fontes de emprego com as quais melhorar os serviços para a população e garantir o acesso ao emprego para pessoas com dificuldade de empregabilidade.
Os seguintes resultados também são apresentados:
- Foram desenvolvidas ferramentas em cada um dos setores de atividade identificados que facilitam os diagnósticos de análises territoriais; Metodologia de intervenção da NYE e Planejamento de Ação Territorial-
- Um banco de dados de produtos, recursos e atividades foi realizado em cada um dos.
- Soluções tecnológicas foram desenvolvidas a partir da identificação de necessidades no NYE.
- Foi desenvolvida uma Metodologia do Plano de Negócios em Territórios Inclusivos (PN&TI), favorecendo o acesso ao emprego para pessoas com dificuldade de empregabilidade.
- Um scorecard e uma metodologia de Avaliação de Impacto foram preparados que nos permitem analisar a evolução do território em direção à sua inclusão.